Como fazer Kombucha? Chá, saborização e envase.

como fazer kombucha

Por aqui já vimos muito sobre a Kombucha, seus benefícios, contraindicações, formas de consumo e tudo mais. Mas nunca conversamos sobre o preparo da bebida, como fazer Kombucha? Preparamos aqui um passo a passo para tirar todas as suas dúvidas.

Leia com atenção e caso você possua alguma dúvida, deixe nos comentários ou nos chame no Instagram.

O mais importante de todos: SCOBY

Sem SCOBY não há fermentação, ou seja, não há Kombucha. Mas o que é esse SCOBY afinal?

SCOBY é a cultura simbiótica de bactérias e leveduras. Essa colônia é responsável pela fermentação da Kombucha. É nela que encontramos os benefícios que a bebida final terá.

Você pode “criar” seu próprio SCOBY, pode comprar um ou até mesmo conseguir uma doação. Mas ele é essencial no preparo da Kombucha.

Como fazer o chá da Kombucha?

Primeiro de tudo, precisamos de chá, os mais usados são o chá preto e o chá verde, mas podmos usar outros, como o chá mate, de hibisco…

Mas como fazer o chá?

Você vai usar 5g de chá por litro de água e de 50g a 80g de açúcar (de preferência cristal).

Você pode deixar a água chegar de 90°C a 100°C para colocar o açúcar. Após o açúcar ter sido diluído, acrescentamos o chá de 5 a 10 minutos (vale lembrar que não indicamos chás de sachês).

Também tem uma outra forma para fazer o chá. Você espera a água chegar na temperatura indicada acima, acrescenta o chá no tempo que citamos acim, retire-o e após isso acrescente o açúcar e mexa até diluir.

Lembre-se de esterelizar tudo muito bem.

Primeira fermentação, onde a magia acontece.

A primeira fermentação, mais conhecida como F1, é onde o chá obtém os benefícios.

Após o chá esfriar, você passa ele para seu fermentador junto ao SCOBY, deixando fermentar de 7 a 15 dias. O tempo que você irá deixar varia muito por conta da temperatura, da quantidade de starter, açúcar…

O SCOBY requer muitos cuidados. Por ser uma colônia de bactérias vivas, pode facilmente ser contaminado. Mas podemos conversar sobre os cuidados com nosa cultura em outro post.

Após a F1 você colhe o chá, deixando sempre 15% de starter no fermentador com o SCOBY e podemos partir para a segunda fermentação, ou eja, a F2.

Como fazer a segunda fermentação (a saborização)?

Após a colheita do chá, ele pode ser saborizado com diversas especiarias, frutas, sucos integrais…

Depende do que você usa, da quantidade que você usa, irá influenciar no tempo da pré-saborização. Por exemplo as vezes uma saborização com Frutas Vermelhas, pode demorar em torno de 3 horas, enquanto outra usando cravo, canela e anis estrelado, demoraria mais de 4 horas.

Mas claro, para fazer Kombucha, você precisa saber como você gosta, mais forte, mais suave…

Não recomendamos saborizar dentro da garrafa, e caso saborize com frutas, coe muito bem, caso contrário, sua Kombucha pode ficar com cheiro e gosto de passado.

Gaseificação da Kombucha

Agora vem a parte considerada mais difícil pelos kombucheiros de plantão. Muitas pessoas possuem dificuldades em conseguir uma Kombucha gaseificada.

Em primeiro lugar, precisamos ter uma garrafa com uma vedação apropriada para bebida gaseificada, não pode ser utilizado qualquer garrafa.

Segundamente vale lembrar que para que a gente obtenha gás natural, a bebida precisa ficar na garrafa, sem abrir, por no mínimo 7 dias.

A gaseificação depende muito também dos ingredientes que você usou na hora da saborização. Existem especiarias que demoram mais tempo e há outras que demoram menos. Tenha paciência.

Caso você tenha envasado em garrafas de plástico, você saberá que obteu gás quando a garrafa ficar dura.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

alt=“image emagrecer”

Como emagrecer saudável com Kombucha?

Sem dúvidas, as perguntas mais frequentes que recebemos são: “Kombucha emagrece?” ou “Como emagrecer saudável com Kombucha?”. E como vimos no post anterior, isso na